Gertrude Bell - Viagens
— Vamos conhecer um pouco as viagens de Gertrude Bell?
Suas primeiras viagens foram para a Europa, experiente alpinista🗻, escalou várias montanhas na região dos Alpes, alguns ainda inexplorados na época, e um foi nomeado em sua homenagem “Gertrudspitze”.
Sempre procurando desafios, sofreu um incidente sério quando tentou escalar uma montanha durante uma nevasca🌨, ficou mais de 50hrs em uma corda, antes de conseguir voltar para a vila local, e mesmo assim continuou escalando 🧗♂️e amando a experiência!
Aos 24 anos viajou para a Pérsia ( hoje Irã )e ficou encantada com o Oriente Médio.
Fluente em inglês, alemão, italiano, e turco, começou a aprender Árabe e Arqueologia e viajou por 2 anos percorrendo a Palestina, Israel, Iraque, Jordânia, Síria e Egito ( Império Turco Otomano na época).
Fez importantes laços diplomáticos com xeques e nobres, o que foi fundamental para o seu futuro político na região.
No início do século XX, já apaixonada pelo mundo Árabe, Gertrude viaja para regiões inexploradas e isoladas no deserto🏜, mapeia 🗺a região e informa à Inglaterra como espiã.
Considerada a arquiteta do Oriente Médio, foi uma das mentoras da divisão de países como se encontram hoje, inclusive sendo responsável pela criação do Iraque.
Acabou ficando em Badga ajudando a construir o país e dedicando-se a arqueologia, criou o importante Museu de Bagda( destruído na⚔ Guerra do Iraque em 2003).
Infelizmente, o que Gertrude mais queria não se concretizou, a 🕊paz e o diálogo, ela não queria armas ou guerras, e sim liberdade.
É uma pena que poucos desses países são seguros ou possíveis de visitar hoje em dia. E muitas das belezas e história que Gertrude viu, estão destruídas pela guerra.
Gostaram da Gertrude Bell?
Impressionante as conquistas e aventuras que ela fez, né?
Fonte:
Greelane.com
Anba.com.br
Folha ( UOL)
Newcastle University Library