Sumiço de Amélia Earhart
— O mistério do sumiço de Amelia Earhart🛩!
Depois de conquistar vários recordes da aviação, dentre eles o de🏅 primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico, se tornando uma celebridade na época, abrindo o caminho para que outras mulheres pudessem pilotar, Amélia partiu para a realização do seu grande sonho, a volta ao mundo🌎.
Em maio de 1837, Amelia e seu copiloto Fred Noonan decolaram 🛫da Califórnia (EUA) com um bimotor em busca da volta ao mundo🌎.
Essa seria a volta ao mundo mais longa da história, pois o planejamento era uma rota próxima ao Equador com 47 mil km.
Fez escalas na América do Sul, como em Fortaleza e Natal, em seguida África, Ásia e Nova Guiné.
Em julho, faltando 11 mil km para a volta completa, decolam 🛫da Nova Guiné até a Ilha Howland🏝 no Oceano Pacífico, porém Amélia nunca chegou, desapareceu no Pacífico tornando-se um dos mais longos mistérios da aviação.
Muitos estudos foram feitos para tentar localizá-la e entender o que aconteceu.
Algumas mensagens de socorro 📣foram recebidas, mas não há certeza da veracidade delas.
A teoria mais aceita é que devido a uma tempestade⛈, o avião caiu em uma ilha desabitada ( Ilha Gardner), ficando em um recife e parcialmente submerso, permitindo o envio de mensagens de socorro durante alguns dias.
Acredita-se que depois o avião foi finalmente arrastado do recife para o oceano.
Esse mistério perdurou por muitos anos, até recentemente um especialista em biologia óssea🦴, com recursos modernos, atestou que uma ossada achada em 1940 na Ilha Gardner teria 99% de probabilidade de ser de Amélia.
Apesar de não ter concluído sua volta ao mundo 🌎,Amélia Earhart é um exemplo de mulher com coragem e determinação, outra mulher extraordinária e além do seu tempo!
Impressionante, não?
Fontes:
Ebiografia
Aventuras na História ( Portal UOL)
Revista Galileu
Super Abril
Hypeness
On This Day