Volta ao mundo de Annie Lodonberry
— A volta ao mundo🌎 em uma bicicleta 🚲de Annie Londonderry!
Annie, mesmo só tendo pedalado três vezes, aceitou o desafio de dar a volta ao mundo pedalando em 15 meses!
Outro requisito do desafio era conseguir ganhar 5 mil dólares 💵no trajeto.
Para conseguir os 5 mil dólares, ela mudou seu sobrenome para Londonderry ( patrocinador) e costurou em sua roupa diversos nomes de patrocinadores, recebendo por isso, vendeu fotografias📷 suas e apareceu como atração em lojas, assim se tornou pioneira no marketing pessoal também!
Em 25 de junho de 1894 Annie partiu de Massachusetts, usando as roupas de uma dona de casa da época, saia longa, corset apertado e blusa de gola alta, montada em uma bicicleta 🚲feminina de 19 kgs . Levava somente uma muda de roupa e uma pistola.
Na primeira parte do trajeto que levou 3 meses passando por Nova York 🗽até Chicago, percebeu que seria impossível viajar nesses trajes e que a bicicleta🚲 feminina era muito pesada.
Trocou sua bicicleta por um modelo masculino com a metade do peso e passou a se vestir com calças masculinas.
Quando chegou a França🇫🇷 em dezembro, teve problemas para entrar no país, pois as autoridades e imprensa não queriam acreditar que ela era mulher e estava em uma volta ao mundo sozinha de bicicleta🚲, algo inimaginável para época, mas com jogo de cintura superou essa adversidade.
Chegou em Marselha pedalando e embarcou com a sua bicicleta em um navio🛳 que passou por Alexandria, Colombo, Singapura, Saigon, Hong-Kong, Shanghai, Nagasaki e Kobe, sempre pegando assinatura do cônsul americano local para comprovar.
Em março chegou de volta aos Estados Unidos🇺🇸 e pedalou pelo Sudoeste e Centro-Oeste Americano até terminar sua volta ao mundo em Boston em setembro de 1895.
Houveram críticas pelo fato dela ter usado transporte marítimo, porém calou muita gente ao vencer várias corridas de bicicleta contra os homens.
Annie foi uma mulher ousada e a frente do seu tempo, deixando o status de dona de casa para se aventurar no mundo sobre duas rodas sozinha, com roupa masculina e cheia de publicidade!
Ao voltar, já trabalhando como jornalista, contou suas diversas aventuras, algumas fictícias outras não, mas sempre espetaculares.
Quem é fã de uma bike🚲 levanta a mão!
Fontes:
www.360meridianos.com
www.annielondonderry.com